18.3.12

Muito além do cidadão Kane

http://www.youtube.com/watch?v=TJ0M6N4Wh8s
Neste documentário, produzido pela BBC de Londres, em 1993, aborda-se a questão da Mídia Televisiva no Brasil, mais especificamente o poder midiático da Rede Globo, fazendo um paralelo do Cidadão Kane com Roberto Marinho.

Além, da trajetória histórica da concessão dos canais de televisão no Brasil, ainda conta com o depoimento de várias figuras importantes como Chico Buarque, Leonel Brizola, Dias Gomes, Washington de Olivetto, Walter Clark, dentre outros.

Entretanto, tal documentário foi proibido de exibição no Brasil, por conta de uma ação judicial movida na época pelo então, Roberto Marinho, proprietário das Organizações Globo. Suscitando questionamentos quanto à chancela do Judiciário em exercer censura em pleno governo do Presidente Itamar Franco, pós-ditadura militar.

Atualmente, graças às ferramentas das mídias alternativas, como se propõe este Jornal de Mídia Alternativa e Independente, podemos ter acesso ao documentário aqui exposto por meio do Youtube. Assim como, no sítio da CMI Brasil – Mídia Independente que disponibiliza inclusive baixar gratuitamente do documentário completo.


Fonte: www.youtube.com e www.midiaindependente.org

Nenhum comentário:

Arquivo do blog